A bacia hidrográfica como unidade de planejamento regional

Ferrão, A. M. de A., & Pozzer, C. E. (2018). O ordenamento territorial no entorno do Lago de Furnas em Minas Gerais: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento regional. Revista de Geografia e Ordenamento do Território (Porto/POR), v.13, pp.147-176. [PDF]


Olá Pessoal. Em 2018 publicamos um artigo — eu e o meu colega, Prof. Dr. Carlos Eduardo Pozzer — intitulado “O ordenamento territorial no entorno do Lago de Furnas em Minas Gerais: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento regional”, na Revista de Geografia e Ordenamento do Território, editada pelo prestigioso “Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território” [CEGOT], localizado na cidade do Porto, em Portugal. Nesta postagem você pode ler o Resumo e o Abstract, bem como ter acesso ao link para o PDF do Artigo completo. Espero que apreciem.

O ordenamento territorial no entorno do Lago de Furnas em Minas Gerais: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento regional
RESUMO

No contexto brasileiro o ordenamento territorial se apresenta como um conceito em processo de construção que ainda não foi devidamente assimilado e experimentado como uma estratégia de planejamento do território nacional. A proposta governamental de implantação de uma Política Nacional de Ordenamento Territorial ainda não se concretizou. Por outro lado, o ordenamento territorial entendido como estratégia de planejamento que extrapola os limites administrativos dos municípios e estados brasileiros pode ser identificado em experiências específicas que se desenvolveram no território nacional nas últimas décadas. O trabalho desenvolve uma análise sobre as experiências de planejamento no entorno do Lago de Furnas em Minas Gerais reconhecendo-as como estratégias referenciais para o planejamento do território dos pequenos e médios municípios brasileiros.

Palavras-chave: Ordenamento Territorial, Lago de Furnas, Bacia Hidrográfica, Plano Diretor.

The territorial planning around Furnas Lake in Minas Gerais: the watershed as a regional planning unit
ABSTRACT

In the Brazilian context territorial management is presented as a concept in the construction process that has not been properly assimilated and experienced as a country planning strategy. The government proposal for the implementation of a National Territorial Management Policy has not yet materialized. On the other hand, territorial management understood as a planning strategy that goes beyond the administrative limits of the Brazilian cities and its states can be identified in specific experiences that have developed in the national territory in the last decades. The paper develops an analysis of the planning experiences in the surroundings of Furnas Lake in Minas Gerais, recognizing them as referential strategies for planning the territory of small and medium Brazilian cities.

Keywords: Territorial Planning, Furnas Lake, Watershed, Master Plan.