Revista Labor & Engenho

Labor & Engenho / ISSN : 2176-8846

Missão: Difundir a engenharia e a ciência aplicadas ao desenvolvimento regional sustentável, valorizando o trabalho (labor) e a inovação (engenho) resultantes da pesquisa acadêmica ou da experiência profissional, destacando processos produtivos ou culturais que integram sistemas hídricos e territoriais, promovendo a sustentabilidade desses processos e sistemas a partir da conservação do patrimônio e da paisagem visando o desenvolvimento local, disponibilizando conhecimentos específicos sobre o planejamento urbano e rural, ordenamento do território e gestão das águas (sistema cidade-campo), a gestão integrada de uma bacia hidrográfica, dos seus recursos hídricos e territoriais através da publicação de artigos técnico-científicos que procuram reconhecer numa determinada região os seus valores locais como recursos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivos: Publicar artigos de excelente qualidade, submetidos e acessados sem custos para autores e leitores, no idioma original (1 dos 5 aceitos pela revista: português, espanhol, inglês, francês ou italiano), integrando as áreas da engenharia para o ordenamento territorial e o desenvolvimento local e regional sustentável.

Público alvo: Técnicos, Cientistas, Acadêmicos, Professores, Estudantes, Cidadãos. Gestores e Membros da Administração Pública, Dirigentes de Empresas e de Organizações Sociais, Profissionais e Pesquisadores das Áreas de atuação da Labor & Engenho.

Temas de interesse da Labor & Engenho:
  • Desenvolvimento local sustentável
    Planejamento urbano e regional
    Arquitetura e urbanismo
    Ordenamento Territorial
    RRD, resiliência e sustentabilidade
    Gestão integrada de bacias hidrográficas
    Engenharia (civil, sanitária, urbana, ambiental)
    Ensino e História de Ciências Naturais e Tecnológicas
    Ciências Ambientais, Turismo, Economia e Administração

O Editorial de cada número da Labor & Engenho será escrito por pelo menos um de seus Editores Associados ou pelo Editor-chefe. O Texto poderá assumir o caráter de uma Apresentação do número, ou da Temática, ou de cada um dos autores a critério dos Editores. O Texto livre acompanhará a Ficha Catalográfica e os créditos correspondentes aos Comitês Cientifico e Editorial do respectivo número.

Para publicar na Labor & Engenho:
  • Análise do artigo pelo software cross sheck para averiguação de semelhanças.
  • Pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial.
  • Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, reforçando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.
  • Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.
  • Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.

A revista Labor & Engenho oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Labor & Engenho propõe-se a promover a participação de Autores e Leitores do Mundo todo por meio de 5 idiomas: Português (Brasil), Espanhol, Inglês, Francês, Italiano. A submissão de artigos em qualquer um desses 5 idiomas é livre e gratuita, assim como o acesso e o “download” de todos os artigos publicados no idioma original pela Labor & Engenho.